Sim, é SÓ internet

by

As redes sociais aproximam as pessoas, fazem com que tenhamos contato com amigos de todo o canto do planeta, e até nos aproximam de desconhecidos. Mas esta aproximação é confundida com intimidade por alguns. Não somos o nosso twitter, não somos o nosso facebook, e as pessoas que estão nos nossos perfis não são, apesar da classificação dada por esses sites, nossos amigos.

Compartilhamos o que fizemos, com quem fizemos, em que lugares fomos, damos nossas opiniões e um expectador desavisado pode considerar que nos conhece. Dar opiniões sobre as nossas atitudes, aconselhar quando colocamos um status mais sério, as estas pessoas não sabem em que cenário nossos status estão inseridos. Amigos, sim, correm atrás quando vêem estes status, fazem alguma coisa para mudar, mas quantas pessoas que só nos conhecem pelas redes sociais podem fazer isso?

Também não devemos justificativas dos nossos atos a desconhecidos. Sim, desconhecidos, pois ninguém passa a ser conhecido por um followback no twitter. Não temos que explicar o motivo de parar de seguir alguém, porque deixamos de participar de um grupo ou porque não demos like na página do trabalho de alguém. Não nos conhecemos, então representamos, sim, um número, uns para os outros.

Estando na internet desde 2001, consigo contar nos dedos os amigos que fiz online. Não passam de dez, com certeza. Não menosprezo o contato com quem eu converso, mas não considero amigo. Existem muitas pessoas interessantes para conversar sobre alguma coisa, que compartilham ideais, senso de humor ou gosto musical comigo. Só que estas pessoas não fazem idéia de quem eu sou, assim como o contrário também é verdadeiro. Nossas vidas não tomariam outro curso se, de repente, sumíssemos da vida uns dos outros.

Sempre terão outra pessoas que podemos compartilhar a nossa idéia de quem seria um melhor presidente, se Stones é melhor que Beatles ou todas as montagens de Sou Foda que existem na rede. Porque o que nós postamos não é 5% da nossa vida e, para alguém que não conhece nem 5% de mim, eu não devo nenhuma explicação.

Deixe um comentário