Previsibilidade

by

Vou fazer uma introdução bem chata, mas depois o texto vai ficar legal (vejam: não estou prometendo nada).

 

Sou formada em Relações Internacionais (parabéns, jovem). Na faculdade, eu ouvi umas quinhnentas vezes a frase “as RI se caracterizam pela falta de clareza, incerteza da ação do próximo e imprevisibilidade dos atores”. Algumas vezes, isso veio acompanhado por “mas esta imprevisibilidade pode ser reduzida”. E outras poucas vezes, ainda terminavam com “o que não acontece internamente nos Estados”.

 

Vamos falar sobre a vida dentro dos Estados (a minha, a sua, a do Eike Batista, da Suzana Vieira e da Paris Hilton). Se o mundo fosse como está nas teorias que eu “estudei” (lia um texto e ia pra aula twittar) nós temos uma base de como as pessoas vão agir por que existem leis e regras implícitas sobre comportamento. Ok.

 

Você, menininha bonitinha: já começou a namorar um cara, fez tudo para ele e descobriu que o seu amorzinho também era o amorzinho da sua colega de turma, da sua vizinha e daquela amiguinha biscate da academia?

 

Você, carinha do sertanejo: já chegou colocou no “sobre mim” do orkut aquela letra “eu já sofri muito por amor e agora eu vou curtir a vida” e quando foi ver, a guria que você saiu três vezes na vida botou o status como “casado” e fotos contigo com a legenda “meu amor” no álbum? Ta, se isso aconteceu, você corre o risco de acordar com seus coelhos mortos.

 

Senhoras e Senhores da turma de 2003, se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro, seria: não confie em ninguém. Confiança é dar a chave para alguém ferrar a sua vida. Ele vai postar suas fotos pelada no Caiu Na Net, ela vai contar para as amigas que você brochou, não deixe o facebook aberto na casa da sua melhor amiga. Em qualquer momento da tua vida, quando alguém disser “confie em mim”, responda com um bom “não”.

 

Qualquer pessoa que jogou GTA sabe que seus amigos mais próximos vão tentar te matar, tomar a sua casa e pegar a sua namorada. E só vão conseguir por que você deixou que eles entrassem pela porta e ficassem sozinhos enquanto você ia matar uns rivais em DownTown.

 

Cada vez que você confia em alguém, o Diabo dá uma cutucada em Deus e diz “shhh, saca só, vamos ferrar a vida desse otário”. Cedo ou tarde os amigos da comissão de formatura vão sacar todo o saldo e ir para a Europa com as tuas custas. A única coisa que você pode fazer é deixar teu dinheiro em uma conta separada.

 

Uma resposta to “Previsibilidade”

  1. Tiago Moralles Says:

    Acredite em mim: não acredite em ninguém.

Deixe uma resposta

