Já é copa?

by

Eu nunca fui muito fã de futebol. Nem de Copa do Mundo. Cresci com meu pai falando de como a seleção de 70 foi usada pelo governo, dos salários absurdos, do que acontece na política enquanto temos jogos, e etc. Sim, meu pai é um doce de pessoa.

Tirando isso, fiz uma retrospectiva das copas para entender melhor esse meu bloqueio. Em 94 a professora do pré pintou os rostos dos alunos com duas faixas, uma verde e outra amarela (duh), para um dos jogos. A tinta me deu alergia e era absurdamente difícil de tirar. Tirando isso, no dia da final da copa acordei com o foguetório, sozinha em casa, por causa da comemoração. E sim, meu pai é um traidor.

Em 98, já mais influenciável, comecei a torcer sozinha em cima do meu beliche. Resultado: numa comemoração de gol, caí de cabeça no chão. Não fui para o hospital, porque aparentemente, não tinha acontecido nada. E sim, meu pai é um sacana folgado.

A copa de 2002 não conta. Acordar de madrugada pra ver jogo era a última coisa que eu queria fazer. Algumas vezes eu acordei com o barulho dos fogos, mas voltei a dormir.

Eu fico imaginando quem sai de casa, compra fogos de artifício e fica esperando o momento exato da seleção fazer gol para disparar. Essa pessoa não vê o jogo? Fica agachado ao lado do pavio, esperando ouvir o Galvão gritar pra riscar o fósforo? E às 5 da manhã? Faça-me um favor.

2006 eu passei essa parte entre provas de faculdade e viagem de férias em lugares que as pessoas realmente se importavam com isso. Cada um que levantava pra xingar a seleção me fazia querer chorar de rir. Não por ser fisicamente impossível de ouvir, não que seja só um jogo (eu não me atrevo a falar isso), mas as pessoas que têm essa reação costumam ser calmas em outros momentos. Até os 20 minutos do primeiro tempo, são legais, queridas, engraçadas, depois é como se voltassem ao estado de natureza e quisessem matar toda a população do país adversário. É como se todas as pessoas do Brasil virassem meu pai.

Esse ano, vai ser diferente. Vou acompanhar, meio forçada, a nossa seleção pelo twitter, eu já fui proibida de falar durante os jogos desde a copa passada, então ficarei trocando mensagens pela internet. Talvez eu tente atravessar São Paulo durante o horário do jogo. Tenho certeza que atravesso tudo aquilo lá em um tempo só.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: